Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico realizado por dentistas especializados em Cirurgia Bucomaxilofacial, que tem por finalidade a correção de alterações esqueléticas faciais decorrentes de inadequado crescimento ósseo da face. Promove o reposicionamento dos arcos dentais devolvendo ao paciente o equilíbrio e a simetria facial, além de uma adequada respiração, restabelecendo todas as funções do sistema mastigatório. A cirurgia melhora a qualidade de vida do paciente, a partir da normalização de suas funções e melhor estética da face, devolvendo ao indivíduo um melhor convívio social.

Cirurgia e disfunção da ATM

A cirurgia da ATM corrige patologias articulares progressivas, como as reabsorções condilares, osteoartroses, osteocondromas, hiperplasias condilares, assim como, anquilose da ATM, fraturas condilares, as doenças do disco articular, entre outras patologias. Devem ser realizadas associadas ou não à cirurgia ortognática.

Este tipo de procedimento deve ser realizado por cirurgiões bucomaxilofaciais bem treinados, pois trata-se de uma cirurgia de alta precisão e com excelentes resultados, desde que sejam obedecidos critérios de diagnóstico e indicações.

As dores na ATM (sintomas mais comuns) geralmente são multifatoriais e associadas a fatores musculares, psicossomáticos e não apenas a disfunções no complexo  articular. Desta forma, o correto diagnóstico, com uso de exames como a ressonância magnética, tomografias computadorizadas, eletromiografias e artroscopia, são de grande valia para as definições de condutas cirúrgicas e/ou conservadoras, bem como a indicação de outros profissionais de outras áreas para tratamento
multidisciplinar.

Apneia do sono e Ronco

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma doença crônica progressiva caracterizada pela completa interrupção do fluxo aéreo durante o sono. Essa
interrupção ocorre muitas vezes, não permitindo que o organismo tenha um descanso profundo e reparador. O ronco é um dos sintomas dessa síndrome, assim como,  cansaço durante o dia, perda de concentração, dificuldade de aprendizado e redução da produtividade. É causado pela vibração dos tecidos moles da orofaringe durante a passagem do ar.

Algumas deformidades faciais como a micrognatia (retrusão mandibular) acentuam esse problema por diminuir o espaço que o ar percorre na orofaringe. Por isso, a SAOS deve ser tratada em associação à cirurgia ortognática para ampliação morfológica dos espaços aéreos superiores e posteriores para que a respiração correta do paciente seja restabelecida de forma definitiva.

A síndrome gera graves alterações sistêmicas pulmonares e cardiovasculares além de ser incapacitante. Pacientes com SAOS precisam ser tratados com brevidade e o dentista tem papel fundamental no diagnóstico e no encaminhamento do paciente a um especialista em cirurgia bucomaxilofacial.

Cirurgias Bucais

A Cirurgia Bucal abrange os procedimentos cirúrgicos da cavidade bucal, desde a extração de dentes inclusos ou impactados, não inclusos, cirurgias gengivais,
tracionamentos dentários, emergências em trauma dentário, biópsias, entre outras menores realizadas ambulatorialmente.

Implantes Dentários

Implantes são raízes artificiais que substituem os dentes perdidos. No local desdentado é inserido um pequeno parafuso de titânio no osso maxilar, através de um procedimento cirúrgico simples e rápido.

Os implantes são indicados para reabilitar uma ou mais perdas dentárias e, sem dúvida, é a melhor opção de tratamento para estes pacientes. Nos implantes são fixadas as próteses dentárias, funcionais e estéticas, que muitas vezes são difíceis de distinguir dos dentes naturais. Isso devolve ao paciente a função mastigatória, qualidade e equilíbrio funcional, segurança e conforto em seu convívio social.

Nossa clínica conta com um avançado sistema de panejamento virtual que permite cirurgias para a colocação dos implantes sem cortes ou suturas. Isso é possível pois todo o procedimento é planejado e realizado virtualmente no computador, gerando um guia cirúrgico preciso, o qual permite uma cirurgia rápida sem bisturi, pontos, grandes quantidades de anestésico ou medicações pós operatórias, além de possibilitar uma recuperação sem edemas ou dor.

Enxertos Ósseos

Algumas vezes, a perda dos dentes gera uma perda gradativa do osso de suporte. Dessa forma tem-se um defeito ósseo, perdendo sustentação e proteção aos tecidos moles gengivais. Nestes casos, realizamos reconstruções ósseas previamente a instalação dos implantes, com enxertos ósseos, afim de reconstruir o tecido ósseo perdido. Isso promoverá condições para a futura reabilitação com implantes e prótese sobre implantes na região enxertada.

Cirurgia das patologias Bucais

As lesões orais e maxilofaciais são inchaços, manchas, feridas ou tumores que podem ocorrer nos lábios, bochechas, palato (céu da boca), gengiva, língua, na pele e nos ossos da face.Existem vários tipos de feridas e de enfermidades bucais. As mais comuns são as aftas, o herpes simples, a leucoplasia (mancha branca) e a candidíase (sapinho). A mucosa bucal apresenta uma coloração rosa pálido e textura macia. Qualquer alteração em textura e cor pode significar um estado patológico. Manchas avermelhadas e esbranquiçadas, uma ferida que não cicatriza e sangra, espessamento da mucosa, dores ao mastigar e deglutir e assimetrias na face podem ser sinais de anormalidade.Nem sempre essas lesões vêm acompanhadas de dor ou sintomas. Por isso uma visita de rotina ao dentista é muito importante na detecção dessas doenças.
O cirurgião bucomaxilofacial é o profissional de referência para o tratamento de lesões da boca.

Cirurgia e Traumatologia Facial

O trauma facial ocorre decorrente de inúmeros fatores (quedas, acidentes automobilísticos, agressões, arma de fogo), podendo comprometer os ossos e os tecidos faciais, provocando grandes deformidades na face. Entender corretamente o tipo de trauma ou acidente e a sua intensidade é fundamental para prever o tipo de destruição óssea a ser encontrada e também a gravidade das fraturas e que tipo de tratamento convém para cada caso. Procure imediatamente a nossa equipe caso um familiar ou você seja vítima de um acidente na face.

Atendimentos de urgência e emergência:
Hospital Evangélico da Bahia – Telefone: (71) 3357-8700
Hospital da Bahia – Telefone: (71) 2109-1032
Ao chegar ao hospital solicite a presença dos doutores Saulo Pires Teixeira, Marcus Vinicius Sapucaia ou Bruno Pinheiro para realizar seu atendimento.

Fale Conosco


Salvador

AV. Tancredo Neves, 2539, Cond. CEO, Salvador Shopping, Torre Londres, Salas 1103 e 1104, Caminho das Árvores.
71 3272-0842 | 3901-0769

Whatsapp | (071) 99686-6689
Instagram | @bahiaortognatica
Email | clinicabahiaortognatica@gmail.com
Facebook | https://www.facebook.com/bahiaortognatica

Alagoinhas

Clínica IMPLUS - Dr. André Gonzalez
Rua Carlos Rosas, 65, Centro, Alagoinhas-BA
75 3181-8050 / 3181-2056 / 99832-1810

Feira de Santana

Dr. Sérgio Correia
Avenida Getúlio Vargas, nº 854, Edf. Medical Service, Sala 403 FSA-BA
75 3221-9839 / 3223-5959